quarta-feira, 20 de abril de 2011

Intercambio, fazer ou nao fazer? eis a questão !


Desde pequenininha eu sonhava em ir estudar no exterior, principalmente nos Estados Unidos. Por causa dos movies americanos que sempre assistia. Cresci com esse sonho na minha cabeça, mas que era muito difícil se tornar realidade. Pois os gastos com essa mudança de país era muito alto. Mas em 2008 depois de ter ralado muito trabalhando como vendedora de O Boticário, consegui juntar algum dinheiro. Mas o meu maior apoio veio da minha mãe, que me ajudou a realizar este sonho.
Em Julho de 2008 me mudei para a Irlanda, (um país pequeno, porém muito frio, mas muito frio mesmo :S ) mais precisamente Dublin . O meu objetivo maior com este intercâmbio era de aprender o inglês, mas é claro também que eu tinha muitos planos de me divertir neste país que seria agora minha nova casa.
Assim como para mim e outros, estudar no exterior deixou o terreno da fantasia distante, graças ao Real fortalecido em relação às outras moedas, principalmente o dólar. Por causa deste cenário, a cada ano sobe mais o número de brasileiros que vêm estudar no exterior. Os principais destinos continuam sendo os Estados Unidos e a Inglaterra (a Irlanda não aparece ainda nestes números, mas digo ainda porque aqui existem muitos, mas muitos brasileiros mesmo!). Estes países são os mais cotados por conta da relevância do inglês no mundo.
Mas mesmo que o real esteja valorizado, estudar no exterior continua sendo um alto investimento. Por isso, é fundamental escolher muito bem o que vai estudar, em que escola ou faculdade, e o destino. Pesquise muito bem na internet, com amigos ou conhecidos que jaá estudaram no exterior antes de tomar a decisão final.
Apesar dos apertos passados antes de ir fazer meu intercâmbio, e mesmo aqui, eu continuo fortemente reafirmando que vale muito a pena fazer intercâmbio. Não só pelo grande crescimento intelectual, mas também por todas as outras experiências únicas que irá passar.
A minha decisão de morar fora do Brasil mudou toda a minha vida. Graças a este fato, eu encontrei o amor de minha vida aqui nesta terra gelada. E também conheci muitas pessoas diferentes de diversos países que contribuíram um pouquinho, cada uma da sua maneira, com o meu crescimento espiritual e intelectual.
Descobri que meu amor pela culinária não iria ser somente amador, mas que vou levar essa paixão a sério e seguir carreira. Além do mais, estarei levando com isso muita alegria para a barriga das pessoas que saborearão minha comida :D
O intercâmbio também me deu a chance de ter conhecido diversos lugares exuberantes que me marcaram e me fizeram valorizar cada vez mais o dia de amanhã. Afinal, como o diz ditado, aproveite cada dia como se fosse o último. 
E é exatamente isto que estou fazendo.

2 comentários:

Clarice disse...

Que legal Amandinha!!!
Eu topo ser sua cobaia nesta nova etapa de sua vida.
Siga em frente sempre p/ realizar seus sonhos!!!
O ramo da Gastronomia só tem a ganhar c/ vc amiga
bjs

Amanda Martins disse...

Oie Geize, entao ta combinado, voce ira ser minha cobaia dos meus experimentos na culinaria :P hahaha!!!de fome pelo menos nao ira passar :P
bjao

Postar um comentário